Projeto Cinco: “5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos.” une pela primeira vez os concelhos de Idanha-a-Nova, Óbidos, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã num projeto de programação cultural trabalhada em rede, com o objetivo de projetar a identidade cultural de cada território.
A sessão de apresentação é de entrada livre e gratuita e decorre no próximo dia 5 de janeiro. O programa segue abaixo:
5 Municípios. 5 Culturas. 5 Sentidos. – Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova (5 PM)
17h00 | Abertura
17h10 | Intervenções dos 5 Municípios
17h40 | “5 Entradas” – um filme de Tiago Pereira para uma cartografia de afetos
18h15| 5 Sabores – Degustação de produtos regionais dos 5 Municípios
Este projeto, coordenado pelo Município de Idanha-a-Nova é realizado em copromoção com os Municípios de Óbidos, Águeda, S. Pedro do Sul e Lousã aproveita as potencialidades e talentos de cada município no que diz respeito à implementação de ações artístico-culturais, projeção da identidade territorial e captação de fluxos de turismo cultural.
Águeda – Cultura Criativa
Águeda destaca-se pela forma criativa e inovadora como promove a cultura e dinamiza eventos diferenciadores e mobilizadores, sendo um parceiro crucial para a definição de mecanismos de promoção e disseminação eficazes.
Idanha-a-Nova – Cultura Musical
A atribuição da classificação “Idanha-a-Nova, City of Music”, cidade criativa UNESCO, representa um reconhecimento do património e dinamismo cultural do território ligado à produção musical, constituindo assim um baluarte nacional na promoção da identidade territorial através da cultura.
Lousã – Cultura Pedagógica
A forma como Lousã investe na educação cultural de jovens e na formação de novos públicos não só é um atributo diferenciador do município, como também uma política de benchmarking no que diz respeito à sustentabilidade da cultura em territórios de baixa densidade.
Óbidos – Cultura Literária
A riqueza cultural de Óbidos relacionada com a literatura reflete-se na sua integração na rede de cidades criativas da literatura UNESCO, sendo uma referência para outros territórios no que diz respeito à promoção cultural de espaços históricos.
São Pedro Do Sul – Cultura Feminina
Sendo daqui originárias importantes mulheres do panorama cultural português, tais como Isabel Silvestre, S. Pedro do Sul destaca-se por padrões culturais únicos de autoria feminina e pela valorização dos seus talentos.
Materializa-se num plano integrado de iniciativas culturais desenvolvido e calendarizado em rede com todos os municípios envolvidos.
- Bolsa de intercâmbio cultural da rede:
Institucionalização de práticas artístico-culturais no seio da rede e para o reforço da visibilidade e notoriedade externa da identidade cultural de cada um dos municípios; - Programação para a animação cultural urbana:
Dinamização cultural das cidades e vilas dos municípios da rede em períodos mais esmorecidos, prevendo em rede um conjunto de atividades inovadoras e sensorialmente estimulantes; - Programa integrado de residências artísticas:
Promoção da criação e interpretação artística intimamente relacionada com a identidade e práticas culturais dos territórios abrangidos.