A Programação Cultural em Rede é a representação mais comum de cooperação intermunicipal no setor cultural. A programação cultural em rede consiste na união de territórios / municípios / organizações culturais com vista à criação de um calendário comum e partilhado de eventos culturais que tire partido, ora da união, ora da diversidade, das entidades que compõem a rede. Sob o mote de que a união faz a força, a programação cultural em rede permite (i) a eficiência orçamental na gestão de programas culturais, (ii) a itinerância e a partilha de práticas culturais no seio da rede e (iii) o incremento da visibilidade dos territórios e o consequente reforço da captação dos fluxos turísticos. A programação cultural em rede é uma política cultural inovadora, eficiente e participada para a promoção da cultura e da notoriedade nos territórios de baixa densidade.
São vários os exemplos de projetos de Programação Cultural em Rede existentes em Portugal, nomeadamente na Região Centro que demonstram na prática os benefícios na aplicação desta metodologia. 2020, representa o terceiro ano para vários projetos de cultura em rede, com várias atividades:
5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.
Cinco sopros para uma paisagem – uma instalação sonora de Filipe Faria
Janeiro e Fevereiro de 2020
Uma paisagem de sopros, de vozes dos cinco territórios do Projeto Cinco – Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e São Pedro do Sul – das suas comunidades, culturas e memórias coletivas, do passado, do presente e do futuro nas suas diversas formas: a da voz falada, a da voz cantada, a da voz escrita (e depois lida), a da voz sonora e da voz interior.
Águeda: Rua Eng.º Júlio Portela (jardim da Venda Nova e passagem pedonal) e baixa da cidade
Idanha-a-Nova: Em frente à Câmara Municipal
Lousã: Exterior da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
Óbidos: Porta da Vila
São Pedro do Sul: Jardim de Camões
ALTO MONDEGO’ rede cultural
Workshops de Teatro – Fevereiro de 2020
Estes workshops serão dinamizados pelo encenador António Leal (Contracanto) para a captação e capacitação de participantes que irão integrar a coprodução comunitária do Alto Mondego em 2020. Pretende-se assim a afirmação do território Alto Mondego através da produção artística de uma obra integral de teatro musical, com forte dimensão técnica que será exibida nos quatro Municípios da rede: Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde e Nelas.
Beira Baixa Cultural
Cultura: o convite para visitar o território da Beira Baixa.
A sub-região da Beira Baixa inicia o ano da melhor forma apresentando um programa cultural repleto de atividades. Nos meses de fevereiro e março poderá participar na rota de visitas guiadas e encenadas, nos ateliês temáticos de cultura e gastronomia e ainda, assistir a festivais de música, de forma gratuita!
Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela
PROCURAM-SE VOLUNTÁRIOS!
O Projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela procura voluntários para integrarem projetos artísticos nas áreas da dança, música e teatro.
Qualquer pessoa pode participar e integrar a equipa.