Em 2023 a RURIS desenvolveu diversos projetos que se debruçam sobre temáticas que estão na agenda atual, nomeadamente ligadas ao turismo, sustentabilidade, proteção florestal, projetos de inovação social, coesão territorial e valorização de recursos, ativos e agentes locais. De todos eles destacam-se:
Projeto Verde Sentido
O roteiro “Verde Sentido” é fruto da colaboração entre os sete municípios (Amarante, Baião, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Marco de Canaveses, Mondim de Basto e Resende) e 50 operadores privados, centrando-se nos Vinhos Verdes. A sua criação resultou de sessões de capacitação e cross-selling, visando oferecer uma oferta abrangente que respondesse às necessidades de turistas e visitantes identificadas por agências de viagens e empresas de animação turística locais. Desta forma foi possível proceder ao reconhecimento dos produtos endógenos, e consolidar o destino Douro e Tâmega no segmento enoturístico.
Este roteiro enogastronómico não atendeu apenas à necessidade de mercado, mas também desempenhou um papel crucial na afirmação do Douro e Tâmega como um destino de excelência no enoturismo. Além disso, atraiu um nicho de mercado interessado em experiências relacionadas ao enoturismo e produtos complementares, como natureza, cultura e gastronomia. Importa salientar que as experiências foram desenhadas para atender a diferentes perfis de enoturistas, desde os ocasionais até os mais dedicados.
Aldeias New Generation – Smart Villages Tâmega e Sousa
A Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial “Smart Villages do Tâmega e Sousa”, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, ambiciona aumentar a atratividade de 22 aldeias/vilas para novos residentes, empreendedores e visitantes. A RURIS apoiou a elaboração do diagnóstico, a definição da matriz estratégica para a seleção das aldeias e vilas, a definição do plano de ação e programas temáticos especialmente pensados para o território e o respetivo modelo de governação. Priorizou-se um trabalho sustentado na auscultação da sociedade civil promovendo o seu envolvimento na identificação das necessidades e prioridades de investimento.
Beiras e Serra da Estrela – Presença na BTL
Os 15 municípios Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM BSE) estiveram representados pela primeira vez num único stand na BTL’23 – Bolsa de Turismo de Lisboa. De forma conjunta transmitiram a mensagem de que o território renasceu após os incêndios e enxurradas do ano transato. Os visitantes foram convidados a apadrinhar árvores numa campanha de reflorestação lançada durante o evento pela CIM BSE. Cada apadrinhamento permitiu aos visitantes acompanhar e plantar a sua própria árvore. Além disso, cada município apresentou a sua autenticidade e singularidade na BTL’23, destacando novas experiências e a diversidade da região em paisagens, tradições, história, gastronomia e eventos turísticos. A RURIS foi responsável pela organização desta ação de ativação.