A Vissaium XXI e o Município de Viseu lançaram um inovador programa de capacitação. Chama-se V21 Rural – Empreendedorismo e Negócios em Meio Rural e quer ajudar a transformar boas ideias em empresas e novos negócios rurais de sucesso. Os promotores de ideias de negócio que pretendam lançar a sua empresa ou os empresários instalados que ambicionem desenvolver novos negócio de matriz rural têm, agora, um programa à sua medida. Capacitação, partilha, acompanhamento individualizado, visitas de estudo e estágio… Durante nove meses, o programa vai dar aos participantes todas as ferramentas e oportunidade de treinar e adquirir fortes competências para a implementação e consolidação de um negócio.
Totalmente direcionado para projetos de cariz rural, o programa procura ideias de negócios nas áreas de produção agrícola, florestal e pecuária; comercialização e embalamento de produtos agroalimentares, atividades de base tecnológica de suporte às atividades do setor e outros serviços conexos, desde consultadoria, turismo rural, artesanato, etc. Como o lema “a melhor maneira de aprender é fazer”, o programa está concebido para que os participantes tenham um papel muito importante em todas as etapas, por forma a dominar todos os pormenores dos seus negócios. Não é só dedicado a novas ideias, o programa está aberto a ajudar projetos já existentes a crescer.
O V21 Rural vem dar vida à incubadora de base rural, localizada em São Pedro de France (Viseu) e inaugurada em julho pretende dar um apoio permanente aos empreendedores. Com vários momentos de capacitação, o programa intensivo irá contar com vários especialistas e pretende dar um forte contributo para acelerar os projetos e apoia-los nos seus primeiros meses de vida. Inserido no Viseu Rural, este programa de capacitação irá trabalhar para atrair, apoiar e sobretudo capacitar e fixar ideias de negócios e empreendedores nas freguesias de Viseu, contribuindo para um Viseu mais coeso e competitivo.
Programa V21 Rural: Etapa a etapa
Com início previsto para setembro, o programa está totalmente adaptado às restrições impostas pelo COVID 19. Dividido em três fases, com uma forte componente prática e com um acompanhamento personalizado, pretende-se que os empreendedores participantes terminem o programa prontos para tirar do papel os seus projetos.
Etapa 1: Oficina do Empreendedor (5 dias)
Com a duração de cinco dias, a Oficina do Empreendedor é a primeira etapa do programa. É composta por um plano de capacitação intensivo para transmissão de conhecimentos teórico-práticos sobre empreendedorismo de base rural. Para além da formação em sala de aula, estão previstas visitas de campo a empreendedores de sucesso.
Etapa 2: Plano de Negócios (3 meses)
Segue-se a Elaboração do Plano de Negócios, com a duração de três meses. Nesta etapa, para além de 6 ações de capacitação para a transmissão de conhecimentos e ferramentas de apoio à elaboração do documento, os participantes terão um acompanhamento permanente presencial e online.
Etapa 3: Cooperação e Estágio (6 meses)
Na última etapa, designada Cooperação e Estágio e com a duração de seis meses, irá ser constituída uma rede de apoio ao promotor na implementação do seu plano de negócios. Num cenário de partilha de experiências, os participantes terão nova ação de capacitação para partilha de temas de interesse comum ao grupo de empreendedores. Com um acompanhamento individual de um consultor especializado em gestão de negócios de base rural, o programa será, ainda, complementando com visitas de estudo a empresas/projetos modelo e um estágio numa empresa.
O V21 Rural é, assim, um inovador programa de empreendedorismo desenvolvido com o apoio da RURIS que colabora na elaboração do plano de ação, estruturação do regulamento, gestão de candidatos, planificação e execução das atividades e comunicação e assessoria do projeto.